QUANDO ALUGAR OU VENDER SEU IMÓVEL
- Advocacia Renato Cunha
- 29 de dez. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 23 de ago. de 2021

Contrate um profissional para te ajudar com todas essas necessárias avaliações sobre alugar ou vender seu imóvel:
1º. - Potencial de valorização
A - Projeção do quanto o imóvel pode valorizar é um indicativo de que vale a pena manter o aluguel e aguardar para realizar a venda (possibilidade de melhorias de infraestrutura, mobilidade e investimentos como parques, transporte público, shoppings, comércio em geral etc.).
B - Importante verificar se a região já tem uma infraestrutura completa sem muito mais o que melhorar ou se a demanda de apartamentos no bairro está maior do que a procura e vice-versa, certamente que vender o imóvel pode ser uma boa opção.
2º. - Renda mensal
A - Além dos ganhos com valor do aluguel, ficar sem gastos com condomínio e IPTU é ponto positivo. É importante avaliar o preço médio de aluguel da região, pois os valores praticados no mercado afetarão significativamente na negociação com os interessados no seu imóvel.
B - Em alguns períodos o imóvel pode ficar vazio, tendo que arcar com custos de manutenção e condomínio até que o contrato com um novo inquilino seja realizado.
3º. - Liquidez da venda do imóvel
A - Avalie os custos com corretagem de imóveis e impostos na venda do imóvel. Qual a média de valores de venda de imóveis semelhantes praticados na região.
B - O valor que o comprador está disposto a pagar nem sempre estará de acordo com as expectativas ou o real valor do imóvel.
4º. Cenário econômico
A - Devido à queda da taxa Selic e mais facilidade de financiamento de imóveis, o cenário atual se mostra propício para compra, mas não necessariamente para venda. Pode ser necessário atualmente uma maior flexibilidade na negociação para vender por um preço menor.
B - Para quem não precisa do dinheiro com urgência, é mais vantajoso manter a renda mensal com o aluguel e aguardar um tempo para a venda, principalmente se for em um bairro em expansão, garantindo valorização.
5º. – Vistoria, Viabilidade e Valor
A - Uma vistoria criteriosa e completa para definição do valor de locação, antes de alugar o seu imóvel, pode ser decisivo para a viabilidade da locação ou não. Observe atentamente cada detalhe e anote tudo.
B - Após a vistoria, talvez sejam necessários pequenos ajustes para causar uma boa impressão e até aumentar o valor da locação do imóvel. Um imóvel bem conservado causará mais encantamento e interesse por parte do futuro inquilino e as chances de alugar seu imóvel serão mais rápidas e maiores.
6º. – Perfil do inquilino
A - Traçar algumas características das pessoas para quais gostaria de alugar e realizar benfeitorias que combinem com elas.
B - Equipar seu imóvel com alguns mobiliários básicos como armários de cozinha e quarto, além de gabinetes de banheiro, pode aumentar a percepção de valor. Isso também facilita o processo de mudança do inquilino e gera até uma economia de tempo e dinheiro para ele.
7º. – Valor do aluguel
A - Com diversos anúncios de imóveis para alugar na internet, os inquilinos passam muito tempo pesquisando valores. Dessa maneira, percebem rápido qual o preço médio do aluguel na região escolhida.
B - Solicite ajuda a um profissional do mercado imobiliário, que fará avaliação e pesquisa com objetivo de definir o melhor valor para alugar seu imóvel considerando a região, a proximidade com o centro da cidade, a facilidade de acesso a equipamentos públicos e privados como faculdades e outras conveniências da vida moderna. No caso dos apartamentos, os diferenciais do edifício também devem ser considerados.
8º. Divulgação eficaz
A - A divulgação atrativa e em diversas mídias é importante para que o primeiro contato com o imóvel pelo futuro inquilino seja positiva. Estratégia importante para alugar o imóvel mais rapidamente.
B - Fazer boas fotos do imóvel, após finalizar os ajustes necessários observados na vistoria inicial, depois de limpo e organizado, torna o imóvel mais atrativo. O texto do anúncio deve conter todas as informações necessárias e corretas que evitem mal-entendidos, evidenciem os benefícios do imóvel, os diferenciais do condomínio e sua localização. Fundamental que todas as informações estejam claras e mostrem como o imóvel é realmente, evitando visitas desnecessárias e falsas expectativas.
9º. - Contrato e flexibilização das garantias
A - Ser inflexível ao alugar imóvel pode causar demora para fechar negócio ou até espantar possíveis inquilinos. Elaborar um bom e adequado contrato dentro das expectativas do inquilino e do locador é fundamental.
B - Avaliar as melhores possibilidades para locador e locatário quanto as garantias locatícias que podem fazer a diferença no tempo que o imóvel vai permanecer vazio, gerando apenas despesas: Seguro fiança - seguro no valor de até três aluguéis contratado pelo inquilino; Fiador - o inquilino escolhe uma outra pessoa para assumir as mensalidades e multas se houver inadimplência; Depósito caução - adiantamento de duas a três mensalidades do aluguel, depositados na assinatura do contrato; Fiança bancária - banco ou seguradora emite uma garantia de pagamentos de aluguéis e demais despesas relacionadas em caso de inadimplência. Sem garantias – apenas com apólice de seguro, em nome do proprietário, para cobertura a danos e incêndio no imóvel.
10º. - Contratar imobiliária que alugue e administre a locação do seu imóvel
A - Alugar seu imóvel por uma imobiliária e administradora de locações garante que você tenha profissionais para cuidar de toda a burocracia, divulgação, visitas ao apartamento, documentações e contato direto com o inquilino.
B - O custo mensal da administração profissionalizada acaba sendo menor, na grande maioria das vezes, do que o custo para solucionar problemas desnecessários, causados por desconhecimento, falta de tempo ou até mesmo ilegalidades praticadas.
Comentários