RESTAURAÇÃO DE ECOSSITEMAS OCEÂNICOS E LITORÂNEOS - AMAZÔNIA AZUL / BLUE AMAZON
- Advocacia Renato Cunha

- 6 de jun. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de ago. de 2021

OCEANOS E LITORAIS
Os oceanos e mares cobrem mais de 70 por cento da Terra. Esses ecossistemas regulam nosso clima e geram mais do oxigênio que respiramos. Eles sustentam os principais setores econômicos como turismo e pesca. E eles acomodam a biodiversidade desde baleias até plânctons em habitats de corais iluminados pelo sol até oceanos polares.
Mas os oceanos e os litorais enfrentam enormes ameaças. Milhões de toneladas de nosso resíduo plástico estão prejudicando criaturas, incluindo aves marinhas, tartarugas e caranguejos.
A mudança climática está danificando recifes de corais e estamos limpando manguezais para fazendas de peixes e outras atividades. A sobre pesca ameaça estoques de peixe, a poluição de nutrientes está criando zonas mortas e despejamos aproximadamente 80% de água residual sem tratamento.
Podemos restaurar oceanos e litorais reduzindo as pressões sobre eles de modo que possam se recuperar, tanto naturalmente quanto com a nossa ajuda. Precisamos fazer esses ecossistemas e comunidades mais resilientes em face de uma mudança global.

Aqui vão algumas maneiras que podemos ajudar
• Limpar: mobilize pessoas de todas as idades para reunir as massas de lixo doméstico e equipamento de pesca abandonado, que inundam nossas praias e litorais. Recicle plásticos e outros materiais para mantê-los fora do aterro. Pare de usar produtos plásticos evitáveis e desnecessários. Cuidado com as microesferas e micro plásticos escondidos nos produtos! Quanto mais pessoas participarem, mais crescerá a conscientização sobre a necessidade em reduzir resíduo e descartar adequadamente.
• Restaurar vegetação acima e abaixo da água: proteja e restaure ecossistemas litorâneos incluindo sapais (1), manguezais, recifes de coral, prados de ervas marinhas, e leitos de crustáceos para aumentar sua diversidade e os habitats e benefícios que oferecem. Todos os ecossistemas são complexos, sendo assim, obtenha aconselhamento especializado para sua localização. Você sabia que, por exemplo, leitos de ervas marinhas armazenam 18% de carbono oceânico e são 35 vezes mais rápidos do que as florestas tropicais ao fazer isso? Eles também são solos de alimentação crítica para cavalos marinhos e peixe-boi, que podem não sobreviver de outra forma. Conheça seus oceanos e litorais locais e ajude a trazer de volta o que os torna especiais.
• Usar o oceano de forma sábia: reúna as comunidades, autoridades e outras partes interessadas para concordar em como tornar o desenvolvimento litoral e oceânico e pesca sustentável, por exemplo, criando áreas protegidas e decidir quem pode acessar quais recursos. Se comunidades de pesca se unirem e decidirem conjuntamente sobre áreas protegidas e zonas de pesca em suas águas, pessoas e natureza se beneficiam. Convide cidadãos cientistas para monitorar o impacto da degradação e benefícios da restauração.
Descubra e aprenda mais clicando no link de seu interesse
A. Ajude a campanha Mares Limpos a inverter a maré sobre o plástico.
B. Consulte as diretrizes para a restauração de recifes e banco de dados de restauração globais das Iniciativas de Recife de Coral Internacionais.
C. Confira este projeto de restauração de ervas marinhas no Reino Unido ou esta diretriz prática sobre restauração de leitos de ostras nativas.
D. Busque aconselhamento especializado para seu ecossistema e localização a partir da Sociedade para a Restauração Ecológica.
E. Faça cursos on-line e gratuitos como o “Curso SER: Visão Geral da Prática de Restauração Ecológica”
F. Oceanos - Webinar organizado pelo PNUMA tem como objetivo discutir os aspectos fundamentais para a conservação e restauração dos nossos oceanos. As águas salgadas abrigam uma biodiversidade gigantesca da qual dependem mais de 3 bilhões de pessoas ao redor do mundo. Mares e oceanos são fonte de alimento. Garantem a regulação climática em todo o planeta. As gramas marinhas asseguram a maior parte do oxigênio que respiramos. E o transporte internacional ocorre principalmente pelas vias marítimas. Mesmo assim, os oceanos estão sendo degradados pelas atividades humanas que afetam a vida selvagem e as comunidades costeiras, além de impactar negativamente a saúde humana e a do planeta. A sobrepesca, as mudanças do clima, o despejo de águas residuais e a poluição plástica - que já atingiu até os pontos mais profundos do oceano - ameaçam ecossistemas-chave e o próprio ser humano.

G. OAB Nacional - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio de sua Comissão Nacional de Direito Ambiental, promoverá no período de 07 a 08 de junho de 2021, a V Conferência de Direito Ambiental.

H. Manual de Ecossistemas Marinhos e Costeiros para Educadores, desenvolvido e publicado pelo ICMBIO para download (.pdf).

(1) Sapal é um habitat húmido/zona húmida, com vegetação característica que suporta solo salino (água salgada), designada de vegetação halófita. Esta vegetação desempenha um papel fundamental na depuração das águas, como também na nidificação, na permanência e no abrigo de numerosas espécies.
















Comentários