EVITE SER VÍTIMA DE GOLPES NA LOCAÇÃO DE IMÓVEIS
- Advocacia Renato Cunha

- 16 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de out. de 2024

Em qualquer transação imobiliária, incluindo a LOCAÇÃO DE IMÓVEL, as vítimas se tornam muito mais vulneráveis quando não contam com orientação profissional habilitada e comprovada.
Estelionatário passando-se por PROPRIETÁRIO, coloca anúncio em site de locação imobiliária, com fotos do imóvel, e pede um preço abaixo do praticado pelo mercado, exigindo pagamento antecipado. Em paralelo, faz contato com corretores de imóveis para localizarem possíveis interessados na locação. Quando o negócio é fechado, o estelionatário some com a antecipação pedida no anúncio, lesando tanto a pessoa que pretendia alugar o imóvel como o corretor que serviu de intermediário do negócio.
Estelionatário passando-se por LOCATÁRIO, vai diretamente às imobiliárias e pede para ver alguns imóveis. A imobiliária, incauta, entrega as chaves para ele, que vai até os locais e tira fotos de todos os cômodos, tira cópias das chaves dos imóveis visitados e posta anúncios na internet. O estelionatário, dito proprietário, cobra valores bem abaixo do mercado, sem necessidade de fiador para fechar o falso contrato locatício e ainda reconhecem a firma em cartório.
Estelionatário passando-se por CORRETOR, portam documentos de identidade falsos e se apresentam aos clientes com ofertas de aluguel abaixo do valor de mercado, anunciados pela internet, e fecham contratos falsos mediante entrega de cópia das chaves. Os criminosos também se apresentam aos proprietários afirmando serem corretores e ter encontrado o inquilino ideal, convencendo o dono, ansioso em fechar o negócio, a assinar os papéis.
Estelionatário passando-se por FIADOR, utilizam documentos roubados ou falsos para gerar um perfil de fiador e aplicar os golpes. Os proprietários ficam no prejuízo na hora em que acionam os fiadores para receber as dívidas dos aluguéis que não são pagos pelo inquilino.
Estelionatário passando-se por IMOBILIÁRIA, se aproveitam das situações nas quais os donos de imóveis anunciam seus bens para locação sem o intermédio de uma imobiliária, falsificam documentos, assinaturas e contratos para convencer proprietários de fechar negócio. Depois que a locação é realizada, a quadrilha recebe o dinheiro dos aluguéis e nunca mais é encontrada.
Melhor prevenir-se e proteger-se, seguindo estas recomendações:
Desconfie de aluguéis com valores muito abaixo do que realmente valem;
Certifique-se da existência e disponibilidade do imóvel no local informado;
Contate o proprietário, a imobiliária ou o corretor habilitado, nunca com pessoas desabilitadas ou desconhecidas.
Entre em contato com o anunciante e busque extrair o máximo de informações possíveis para posterior checagem;
Não efetue qualquer pagamento sem se certificar da lisura da transação;
Jamais alugue um imóvel antes de checar a propriedade na matrícula do imóvel;
Evite imobiliárias que entregam as chaves para interessados locadores;
Não deixem as chaves do apartamento ou da casa em condomínio na portaria do local;
Evite fazer os procedimentos locatícios necessário com muita pressa, faça-os com calma e muito cuidado;
Até as plataformas virtuais mais transparentes e cuidadosas também podem ser utilizadas para golpes.
O envio das fotos internas do imóvel e até mesmo de documentos não exclui a possibilidade de golpe.
Nunca fazer pagamentos adiantados.
Formalizar um contrato locatício verificando se os dados do contrato condizem com o imóvel em questão.
Verifique se os dados do contrato conferem com o proprietário do imóvel;
Solicite cópia ou foto da escritura / matrícula, juntamente com o IPTU para auxiliar na comprovação do real proprietário.
Para evitar cair em golpe é importante sempre contratar profissionais e empresas credenciadas.

@RenatoCunha.CS
















Comentários